CDHU

  • Localização e restrições

    CONCURSO PÚBLICO NACIONAL - CDHU
    PROJETO:HABITAÇÃO UNIVERSAL FLEXÍVEL [HUF]
    EQUIPE:CAMILO FLUMIGNAN PACHECO, ERICO FLUMIGNAN PACHECO E FÁBIO JUNGSTEDT


    FLEXIBILIDADE


    A Habitação Universal Flexível (HUF), permite diversas configurações de pavimento tipo através da escolha das tipologias que o compõem. Por exemplo pode-se configurar um pavimento com apenas apartamentos de 03 dormitórios, ou 02 dormitórios com adaptação para portadores de necessidades especiais, ou apartamentos do tipo "escritório multi-uso", dependendo da demanda de cada localidade ou do tipo de empreendimento.
    A opção por criar um apartamento com um espaço multi-uso nasceu da necessidade que tem a população de baixa renda em aumentar o orçamento familiar através do famoso "bico", ou do trabalho realizado dentro da própria residência.
    Na maioria das vezes essas atividades podem ser por exemplo, uma salinha de costura, um pequeno escritório (contabilidade, advocacia, cobrança, representante de vendas, entre outros), um pequeno salão de manicure, enfim, de acordo com a aptidão e necessidade de cada um.
    Os apartamentos oferecem também a possibilidade de remover algumas paredes, àquelas cuja função é apenas a de vedação, para aumentar a integração entre os ambientes. Isso possibilita, a criação de apartamentos com "cozinha americana", que incentiva maior contato e comunicação entre os usuários. A remoção de tais paredes possibilita também uma eventual ampliação/di minuição de cômodos, se adaptar a uma mudança da rotina familiar.
    Por meio dessas virtudes, a HUF pode ser considerada uma boa alternativa para a produção habitacional contemporânea por proporcionar aos usuários a chance de se adaptarem às mudanças, previsíveis ou não e contribuir para o prolongamento da vida útil do edifício.


    MODULAÇÃO


    O conceito de modulação visa a racionalidade e economia de material e tempo de execução de um empreendimento.
    A modulação da HUF consiste na justaposição de "ambientes-módulo" que visam proporcionar uma planta racional e de boa legibilidade para os usuários, porém sem perder a qualidade espacial do apartamento. Todos os módulos, com exceção do módulo de áreas molhadas que é mais largo, possuem a mesma dimensão em sua largura. Esta dimensão, por sua vez acomoda um automóvel no pavimento de estacionamento e o módulo de áreas molhadas acomoda uma vaga para portadores de necessidades especiais.A composição do módulo se vale de dimensões pequenas para possibilitar o fácil manuseio de peças estruturais, como as pré-lajes, pelos peões que irão trabalhar na construção do edifício.

  • Do Projeto

    O projeto para uma nova tipologia sustentavel para a CDHU parte de um entendimento que sustentabilidade e um resultado obtido a partir do equilibrio entre variaveis economicas, sociais e ambientais e que nesse caso e possibilitar a todos aqueles com dificuldade de locomacao e de obtencao de recursos uma maneira plena de transitar e habitar todo o espaco construido sem qualquer necessidade de uma intervencao mecanica ou que mantenha o cidadao em uma posicao que possa causar algum tipo de constrangimento ou indiferenca e de forma a maximizar a utilizacao dos recursos energeticos e naturais, minimizar os residuos e promover a insercao do cidadao na economia formal.
    Referimo-nos basicamente ao direito de liberdade (de ir e vir, de religião, de ideologia, entre outros), direito de igualdade, direito à vida e direito à segurança.
    ao constatar que o terreno est’a praticamente alinhado com o eixo Norte/Sul descartou-se a possibilidade de utilizacao da planta “H”, pelo fato que esta tipologia tem uma de suas faces orientadas para a indesejada insolacao da face sul.
    Para tanto viu-se que uma boa insolacao para todas as habitacoes viria do uso da tipologia em “Lamina”, ja que assim tem-se apenas unidades voltadas ou para o nascente ou para o poente. Ao mesmo tempo em que os edificios em lamina tentam acompanhar a melhor insolacao, outro problema precisa ser resolvido para uma melhor implantacao. O problema das caracteristicas geomorfologicas do terreno. Permitiu uma analise das curves de nivel e dessa forma os edificios sofreram uma leve inflexao para que acompanhasse essas curvas, possibilitasse o acesso em nivel intermediario e minimizassem os volumes de corte e aterro. O acesso principal de veiculos e pedestres se da pela cota mais alta, onde o bairro tem uma caracteristica urbana composta por residencias unifamiliares isoladas ou geminadas no lote.
    Apos a acomodacao dos edificios buscou se separar as circulacoes de pedestre e de veiculos, de modo que os possiveis conflitos fisicos, sonorous e visuais pudessem ser minimizados.
    Nos empreendimentos de habitacao de interesse social um fator muito comum ‘e o numero de habitants com dificuldades de locomocao, tais como criancas pequenas, mulheres gravidas, pessoas em cadeira de rodas, anoes e idosos, qualquer esforco para tornar a circulacao mais confortavel contribui para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
    Pensando dessa forma, projetamos as unidades habitacionais a partir do modulo de referencia universal de acessibilidade, a fim de garantir que o espaco interno das habitacoes seja usufruido por todos, sem discriminacao.
    Com uma combinacao entre as diferentes tipologias desenvolvidas chegou-se ao pavimento tipo ideal, requerido pelo programa, com a proporcao de 50/50 entre as unidades de 02 e 03 dormitorios.
    As areas comuns do empreendimento foram localizadas no edificio mais proximo as areas de lazer descobertas propiciando um uso simultaneo das mesmas de maneira mais eficaz, por exemplo, enquanto se utiliza a churrasqueira ‘e possivel tambem utilizar a quadra pela mesma familia ou grupo de amigos.

  • Nota dos arquitetos

    DIRETRIZES DE SUSTENTABILIDADE (economia/sociedade/meio-ambiente)


    DA VARIAVEL ECONOMICA:
    Certamente a mais restritiva das variaveis, buscou-se aliar ao projeto meios economicos de construcao que partem da decisao do partido arquitetonico como forma de minimizar os custos do empreendimento tais como :
    -a implantacao acompanhando as cotas de nivel, minimizando a movimentacao de terra
    -a modulacao total da estrutura, evitando desperdicio de materiais
    -a utilizacao correta da estrutura, alvenaria estrutural nos pavimentos tipo e estrutura de concreto armado(pilares e vigas) nos estacionamentos
    -possibilidade de uniao de 02 pavimentos tipo atraves da uma mesma empena (tem-se duas empenas a cada 08 aptos)
    -utilizacao de materiais de revestimento que minimizam a manutencao das fachadas, como pintura acrilica esmaltada


    DA VARIAVEL SOCIAL:
    Certamente a mais importante para que o emprrendimento tenha um valor verdadeiro e duradouro. Arquitetura e urbanismo sao feitos para as pessoas e a partir de intervencoes pontuais obtemos a cidade como resultado e uma boa cidade depende de uma maioria de boas intervencoes direcionadas ao atendimento e satisfacao dos cidadaos.
    -habitacoes com preco e condicoes de pagamento acessiveis
    -baixo custo de manutencao da unidade
    -flexibilidade do espaco interno com possibilidade de retirada de algumas paredes
    -acesso ao lazer e ao esporte
    -acesso a seguranca e protecao dos bens


    DA VARIAVEL AMBIENTAL:
    Certamente a mais preocupante no cenario mundial e Enfrentando o antagonismo entre preservacao e desenvolvimento, ‘e possivel minimizar os efeitos impactantes que um assentamento dessas proporcoes causa no meio ambiente e no ambiente construido
    Atraves de decisoes e tecnicas ja bastante desenvolvidas que objetivam a preservacao e a otimizacao dos recursos.
    -orientacao norte/sul de aquecedores solares de agua na cobertura do edificio
    -cisterna de armazenamento de agua de chuva para uso da agua cinza e jardinagem ou lavagem.
    -maximizacao dos caixilhos para maior aproveitamento da luz do dia
    -implantacao de baixo impacto, com menor movimentacao de terra( isso quer dizer minimizar o transporte de terra e consequnte emissao de gases poluentes
    -verticalizacao da edificacao, promovendo maior area de cobertura vegetal livre e maior permeabilidade do solo

Imagens do projeto