MUE XCI

  • Localização e restrições

    CONCURSO INTERNACIONAL - MUSEU EXPLORATÓRIO DE CIÊNCIAS - UNICAMP


    CONCEITO


    Assim como em qualquer experimento científico, o indivíduo necessita ser obervador e se ater aos detalhes de cada variável. O Museu é uma entidade importante no quesito comunicação das culturas, isto certamente inclue a tecnologia.Hoje, os mais famosos Museus, possuem formas diferenciadas que utilizam as mais avançadas técnicas construtivas.Tal abordagem na Concepção é passível de crítica, tanto pelas condições diversas da sociedade e/ou comunidade quanto pelas abordagens simplesmente formalista e estética do objeto construído.
    Assim, pode-se dizer que a simplicidade aliada à funcionalidade, se exercerem seus papéis em conjunto às forças da natureza, poderão configurar um objeto de real valor técnico e artístico, seja um Museu ou qualquer outra edificação. O Conhecimento, assim como nas ciências, vem através da convergência de diversas disciplinas que se relacionam mutuamente.

  • Do Projeto

    A Observação Dinâmica


    O tema Observação Dinâmica é explorado neste projeto. Cada visitante é um observador, que ao se aproximar do domínio do Museu, ja começa a aprender vislumbrando o visual do lugar e sua paisagem: o indivíduo se encontrará num ponto propositalmente pensado para aquela função, ou seja, mesmo que ele não saiba disso, ele terá a sensação prevista pelo arquiteto. Assim como uma exposição de ciências e tecnologia deve ser, a interação do usuário com o espaço destinado ao Museu será constante devido à sua forma circular.
    Justamente, e por coincidência, a forma do edifício acompanha os olhos de quem o visita. Este visitante, no instante que se encontra acolhido pela estrutura, já visualiza o trajeto à ser percorrido, ele sabe aonde deve ir, pois a forma circular, na torção de uma reta, que se olhe sua extensão.O Olhar na direção desta torção cria uma abordagem dinâmica do espaço projetado, que se desenvolve transparentemente, dando muitas possibilidades aos curiosos.

  • Nota dos arquitetos

    A sociedade, infelizmente, pelo menos no Brasil, não valoriza muita a sua cultura e acaba não frequentando espaços destinados à cultura, arte e ciência, bem como teatros, museus, exposições, etc. O Museu Exploratório de Ciências (MUEXCI) pode ser um potencial comunicador das ciências e tecnologias, processo ja iniciado na abertura deste concurso para o mundo.
    O Projeto de arquitetura, vem como um catalizador deste processo, voltando sua funcionalidade para oque pede o Museu como um entidade comunicadora de uma determinada nação.
    Este edifício não só comunica a ciência para as pessoas, ele é um marco arquitetônico no país.

Imagens do projeto